segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Nasce a Associação de Moradores e Pescadores da Juatinga

SÍNTESE DA MATÉRIA SOBRE A FUNDAÇÃO E CONSTITUIÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E PESCADORES DA PONTA DA JUATINGA E ADJACENCIAS – AMPEJUA.

No ultimo domingo dia 28 deste mês no corrente ano, foi formada e constituída pela primeira vez a Associação de Moradores e Pescadores da Ponta da Juatinga e Adjacências designada pela sigla AMPEJUA.

A Assembléia Geral foi convocada pela Comunidade através de Edital de Convocação datado em 18 de Julho do corrente ano.

A Assembléia foi realizada às 12:00h na Sede da Escola Municipal da Ponta da Juatinga.

O Processo de formação e constituição foi presidido e conduzido pelo Vereador Luciano de Oliveira Vidal com o auxilio e secretariado pela Sra. Juliana Farias e do Advogado Dr. Rodrigo de Mesquita, onde o Vereador Vidal informou que o seu trabalho é um dos compromissos assumidos como Legislador procurando apoiar e desenvolver as Comunidades e Entidades Civis representativas de classe, auxiliando estas Entidades na formação e condução de todo processo de Estado Democrático de Direito.

Após a leitura, discussão e votação do Projeto do Estatuto Social ficaram deliberadas algumas condições adicionais ao texto original, onde foram aprovadas e inseridas as seguintes propostas:

a) Só poderão fazer parte da Diretoria da Associação de Moradores e serem eleitas pessoas nativas residentes e domiciliadas na Comunidade;
b) As demais pessoas que tenham familiares e vínculo com a Comunidade que não estão residindo diretamente no Bairro por motivos de força maior, poderão se afiliar a Associação como Sócios Contribuintes, mas não poderão ser eleitos ou fazerem parte da Diretoria;
c) Ficam fazendo parte da Associação de Moradores da Juatinga os lugarejos adjacentes como: Cairuçu das Pedras, Martim de Sá, Ponta da Rombuda, Saco das Anchovas, Saco da Sardinha e Saco Claro;
d) Para composição de cada lugarejo expresso no item “c”, ficou determinada a criação de núcleos em cada Comunidade que será representada e composta por um Coordenador Efetivo e um Suplente, além do livre arbítrio de participação na Diretoria da Associação independentemente da sua participação ou não como Coordenador de Núcleo.

A referida Assembléia contou com a participação de aproximadamente 30 moradores.

Após a discussão e aprovação do Projeto de Estatuto Social, o Vereador Vidal que presidiu a citada Assembléia, iniciou o processo de formação e constituição para composição da Diretoria, onde obteve uma Chapa Única composta por moradores de toda Região, sendo eleito como Presidente o Sr. Telmo José Elesbão Filho, para o exercício do primeiro triênio 2011 á 2014 nos trabalhos da nova Associação.

Em seguida, após a aprovação da primeira Diretoria da AMPEJUA foi passada a palavra ao Presidente recém eleito Sr. Telmo que agradeceu a presença de todos e principalmente aos moradores da Região que entenderam a necessidade de se unirem para poder reivindicar os direitos destas Comunidades que ficam isolados e esquecidos pelo Poder Executivo.

“Telminho” pediu apoio e força de todos para que possam unir esforços na luta dos direitos destas Comunidades e prometeu seu empenho na tentativa de melhorar as condições de vida de todos que muitas das vezes ficam esquecidos pelas autoridades competentes, por não haver uma entidade para ajudar a cobrar as melhorias necessárias para Comunidade como; condições de acesso à educação aos alunos das regiões próximas a Juatinga, a falta de acesso a Saúde, falta de apoio para saneamento básico como; esgoto e água tratada, Construção de um Cais para embarque e desembarque para toda Comunidade e melhorias nos caminhos de acesso como limpeza nas servidões que interligam estas Comunidades, manutenção e construção de escadas e pontes nestes locais para facilitar a transição dos moradores e por fim o Presidente “Telminho” agradeceu o apoio do Vereador Vidal que sempre se faz representar através de visitas e encontros na Comunidade em busca de apoio às Comunidades esquecidas pelas autoridades competentes, agradeceu a presença de todos, e deu por encerrada a presente Assembléia Geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário