quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Pescadores especializados recebem diploma

Pela primeira vez na Historia da Pesca em Paraty é realizado o curso de PEP Pescador Especializado pela Marinha do Brasil.

O evento de Certificação e Diplomação dos pescadores correu no ultimo 30/08 do corrente ano na Sede do ITAE no Bairro Portão de Ferro no município de Paraty.

Este curso é um sonho da maioria dos Pescadores de Paraty, onde tudo começou através da mobilização e articulação de um dos pescadores mais velho e mais experiente de Paraty em pesca de Mar Aberto Sr. Manoel Eloy conhecido como Manequinho do Mamanguá que a anos vem solicitando apoio ao vereador Vidal desde a época que atuava como Despachante Naval e após ser eleito em uma reunião na comunidade Costeira do Saco do Mamanguá Vidal assumiu o compromisso em 2008 após ser eleito para vereador e desde o inicio de seu mandato em 2009 Vidal vem lutando junto a Marinha do Brasil através da Agencia da Capitania de Paraty e sempre reivindicando e disponibilizando recurso em suas emendas orçamentárias para execução deste Curso.

Neste ano de 2011 com o apoio incondicional da Agencia da Capitania dos Portos de Paraty através do Comandante Cícero Avellar e de seu subordinado 1º. Sargento Olveira juntamente com as Diretoras do ITAE Sra. Maria Helna Dantas e a Sra. Gislane com a participação da Colônia Z 18 através de seu Presidente Marcio de Oliveira e com o apoio do ex-Secretario Paulo de Castro e com a continuidade do mesmo apoio do atual Secretário de Planejamento Sr. Hilton Silva com o aval do Prefeito Zezé na liberação de recurso para realização do curso, conseguimos em fim a realização deste curso que aconteceu no ITAE.

O Curso também só foi possível pela sensibilidade do Prefeito Zezé em liberar os recursos financeiros para execução do mesmo e sobre o empenho de todos envolvidos principalmente do Comandante Avellar que se empenhou ao Maximo junto a DPC e Capitania dos Portos do Rio de janeiro para conseguir implantar este curso no município de Paraty onde aparentemente este curso só é realizado no Rio de Janeiro na Capital e isso é um motivo de muito orgulho nesta vitória que foi o empenho de todos.

A aceitação e articulação do ITAE através de sua Presidente Sra. Maria Helena juntamente com sua assessora Gigi foi muito importante para realização deste curso assim como a articulação e colaboração do Presidente da Z 18 Sr. Marcio e de seus Diretores o empenho e a dedicação da Prefeitura também na liberação deste recurso foi muito importante através do Ex Secretário Paulo e do atual Hiltinho sobre aprovação do Prefeito Zezé e principalmente do mestre de mar e guerra o pescador Manequinho preocupado com todo seguimento de Paraty que vem incansavelmente cobrando a este vereador no sentido de buscar condições para esta finalidade.

Na oportunidade dos 30 candidatos inscritos, foram aprovados 27 que conseguiram concluir o curso.

Agora estes pescadores poderão embarcar em grandes embarcações para suas pescarias em alto mar e poder melhorar a sua renda através de aumento salarial para esta função e sem te que ficar fugindo da fiscalização para trabalhar.

O evento foi um Sucesso e contou com a participação do Capitão Cícero de Avellar Lacerda, 1º. Sargento Oliveira encarregado do Curso e dos demais Militares da Agencia de Paraty; Vice – Prefeito Valdecir Ramiro; do Vice Presidente do ITAE, da Tesoureiro Sra. Gislaine (Gigi) e do Auxiliar Badaio ambos do ITAE; do Diretor Social da AMAPAR José Roberto; Presidente da Cooperativa Saira 7 Cores Sr. Carlos Hamilton; Presidente da Colônia Sr. Marcio de Alvarenga e parentes e familiares dos pescadores agraciados nesta note de alegria.

Na mesma noite em seu discurso o vereador Vidal solicitou ao Ilustre Comandante Cícero Avellar uma quebra de Protocolo para reivindicar mais uma vez sobre a presença do Vice-Prefeito Valdecir o apoio da Prefeitura para realização de mais um Curso de MOC atendendo ao pedido dos Marinheiros que se faziam presentes e na oportunidade o vereador Vidal solicitou ao Marinheiro Henrique que entregasse as reivindicações formuladas em mãos do Capitão Avellar e do Vice Valdecir para que a classe de marinheiro também sejam contempladas com este beneficio para realização deste Curso de MOC Moço de Convés uma vez que o Curso realizado pela Capitania é muito disputado e vem concorrentes do País inteiro disputar vagas aqui em Paraty e das 30 vagas disponíveis apenas 15 dos munícipes de Paraty estão conseguindo passar na prova de seleção, pois este curso é muito disputado pelo fato dos avanços das explorações petrolíferas na região onde muitos profissionais de outras áreas como doutores, Engenheiros, Biólogos, Professores estão concorrendo a estas vagas para embarcarem em navios mercantes e ai a competitividade é muito grade e se a Prefeitura disponibilizar tais recursos para Agencia de Paraty esta concorrência só poderá haver internamente entre os munícipes desta cidade.

Ao receber as reivindicações o Vice-Valdecir disse se empenhar ao Maximo junto ao Prefeito Zezé na liberação também deste recurso para ajudar os Marinheiros de Paraty e informou que deverá agendar uma reunião com o Prefeito para atender os Marinheiros em suas reivindicações.

O Comandante Avallar solicitou agilidade neste Processo para que ele consiga realizar este curso ainda neste ano.

Vidal ainda apresentou propostas aprovadas pela Câmara para realização de 02 Cursos de MOC. 01 de PEP; 02 de POP; 02 de MAC e mais 50 Cursos profissionalizantes na área Náutica como Curso de Mecânica, Pintura, Eletricista, Carpintaria Naval e manuseio de Equipamentos eletrônicos para o ano que vem e informou que inclusive já fez as devidas emendas para o orçamento do ano que vem e espera contar mais uma vez com o apoio da Prefeitura através do Prefeito Zezé e do Vice – Valdecir assim como todos os parceiros envolvidos neste processo principalmente da Agencia da Capitania dos Portos de Paraty.

Vidal solicitou ainda o empenho de todos para que os próximos cursos de Pescadores fossem realizados no período do Defeso entre dia 1º. De março a 31 de maio para facilitar a vida dos Pescadores, pois fora desta época complica a vida de todos pois estão pescando e como todo mundo sabe que estas pescarias se fazem muito das vezes a semana inteira e tem pescador que fica cerca de 15 á 30 dias fora de casa e se estes cursos ocorrerem nesta época de defeso haverá chance para muitos fazerem este curso, pois este ano a pesar de tudo começou muito tarde e por tanto ouve muita dificuldade para se manter esta 1ª turma de Pescadores Especializados.

O evento foi de gala e cumpriu todo rito normal de eventos formalizados pela Marinha do Brasil e após a execução dos Hinos nacional e de Paraty foram realizados a entrega das Certificações e habilitações e no final foi realizado um Jantar para todos os pescadores, parentes, familiares e convidados que se fizeram presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário